sexta-feira, 12 de novembro de 2010

ILAB - Conhecendo a Experiência com a Educação a Distância da Universidade Católica Sacro Cuore

O meu primeiro contato com a Educacao a distancia da Itália se deu através da leitura de um texto do Professor Pier Cesare Rivoltella publicado na revista Educacao e Sociedade no Brasil com um título depois da Educação a distância na Itália. Me chamou atençao o fato de estar analisando o movimento com a Educaçao a Distancia na Itália, o depois, e a similidade com o atual estágio de desenvolvimento da Educacao a distancia brasileira. 

Para compreender um pouco mais desse processo, sob indicação do Rivoltella, realizei no dia 11 de novembro de 2010 uma entrevista com Flavia Scott, Coordenadora do Centro per L'inovazione e lo Sviluppo delle atività didattiche e tecnologiche d'Ateneo-ILAB. da Universidade Catolica de Milao.

O ILAB foi criado no ano de 2009 integrando o CEPaD (Centro d'Ateneo per l'Educazione Permanente e a Distanza) e o CIdA (Centro Informatico d'Ateneo), com novos projetos. A sua principal funçao dentro da Universidade Catolica Sacrado Coração, segundo sua coordenadora sao dois: Apoio didático através do uso das tecnologias e desenvolver inovação didática com uso das tecnologias.

Com apoio do Minisiterio da Educacao Italiana o centro desenvolveu 3 cursos totalmente a distância que foram finalizados em 2005. Os curso eram os mesmos que os presenciais e o modelo adotado foi a transmissão real das aulas via satélite da sede de MIlao para os polos onde os alunos assistiam. Segunda a coordenadora do Ilab, essa forma de desenvolvimento do curso era muito particular dessa Universidade. Esse modelo durou somente o periodo para integralizar um curso, isso é formar uma turma. Segundo a propria coordenadora, posteriormente era para dar continuidade sem os recursos do estado mas o curso foi encerrado.

Tambem parece que contibuiu para a descontinuidade do projeto o fato de que o reitor que assumiu no ano de 2004, oposicao a antiga reitoria, acabou com a propria marca do antigo reitor que era centrado na educacoa a distância. Outro fator da nao continuidade dos cursos a distância poder ser analisada pelo fato de que na Itália há muitas universidade presenciais, tanto estatais como privadas, e que talvez nao justifica-se universidades a distancia, sem falar que a parti de 2000 foram criadas muitas universidades totalmente a distancia, chamadas aqui de Telemáticas, chegando a mais de 70.

Hoje o Ilab desenvolve suas atividades formando os docentes para o uso das tecnologias, para sua integraçao no ensino presencial e também mantem cursos de nivel de mestrado com 50% a distância. Segundo a coordenadora, a area mais desenvolvida e que mais uitliza e integra as tecnologias na formação é o curso de economia.

O modelo de universidade a distância, aqui chamada de telemáticas, isso é universidade totalmente a distância foi possibilitada através do Decreto de 17 de abrile 2003 do Ministerio da Instrução, da universidade e da pesquisa onde no seu Art. 2 cria a idéia de Universidade telemática, Veja um exemplo de universidade telematica, que na pratica é similar a Open University Inglesa, primeira universidade a distancia.

A UNICATT usa a plafaforma BLACKBORD onde todas as disciplinas presencias possuem um espaco  aberto todo inicio do semestre, e hoje conta com 64.0000 usuarios cadastrados, mas segundo a coordenadora, a maior utilizacao e feita para disponibilizar documentos, como um repositorio das disciplinas. Outro softerware utilizado para criar videoaulas a distância com sincronismo com o material didático se chama softtv.showandtell e o CAMTASIA.

Ao final da entrevista fui convidado para participar de uma formaçao que será desenvolvida para os professores utilizarem recursos do Blackbord e acompanharei a edicao de uma videoaula com o software CAMTASIA sob a coordenacao do Marco.

Para conhecer um pouco mais dessa historia, a coordenadora do ILAB me deu o livro Elearning per una nuova università: esperienze e prospettive a cura di Cesare Scurati. Editora V&P 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário