segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Plano de Atividade PDEE para desenvolver na Itália

Em setembro de 2010 fui contemplado com um bolsa de estudos da CAPES para desenvolver um estágio no exterior. O programa denominado, Programa de Doutoramento no Brasil com Estágio no Exterior - PEDEE, possibilita a permanência de 4 a 12 meses de doutorandos brasileiros em instituições estrangeiras sob a co-orientação de um professor também estrangeiro. Abaixo disponibilizo o programa que irei desenvolver no exterior. 

As teorias da Educação Física brasileira, a partir da década de 1980, vem se constituindo com consistência argumentativa e construindo um pensar próprio do campo lhe conferindo certa autonomia em relação às demais áreas acadêmicas e instituições que historicamente determinaram e validaram o seu saber e o seu fazer. Esse teorizar em Educação Física é novo, mas já é possível identificar avanços significativos, como é o caso da valorização pedagógica e sua integração enquanto disciplina no sistema escolar.

Esses avanços têm levado, por exemplo, o Brasil a ser pioneiro mundial em experiências com a formação inicial de professores em Educação Física na modalidade a distância. Em levantamento recente, 2010, identificamos doze (12) instituições universitárias Brasileiras vinculadas a Universidade Aberta do Brasil oferecendo o curso de Licenciatura em Educação Física nessa modalidade, envolvendo aproximadamente 3.000 estudantes nas diversas regiões Brasileiras. Diferente dessa realidade, em levantamento realizado via web nos principais sites das Universidades abertas do mundo, como a Open University do Reino Unido, a UNED da Espanha, a Universidade Aberta de Portugal, a Indira Gandhi National Open University da Índia, etc., não identificamos nenhum curso de Formação Inicial de Professores de Educação Física na modalidade a distância.

Se de um lado parecem ser promissoras as perspectivas da Educação Física brasileira, de outro, nos traz várias questões que merecem a atenção e o desenvolvimento de pesquisas. Em especial, cabe questionar: Como que na modalidade a distância os componentes da experimentação e do saber fazer com as práticas corporais, constituinte histórico da especificidade desse campo, serão desenvolvidos na formação mediada pelas Tecnologias de Informação e comunicação?

A partir do contato com a produção do Professor Pier Cesare Rivoltella Diretor do CREMIT- Centro di Ricerca Sull`Educazione ai Media, all`Informazione – da Università Cattolica Del Sacro Cuore-UCSC e da sua relação com a Universidade Federal de Santa Catarina através de intercâmbio cultural e parceria no desenvolvimento de pesquisas integradas com essa universidade, identifico significativas contribuições que poderão ajudar o desenvolvimento do meu projeto de tese.

Uma delas é a sua elaboração teórica para compreender o processo de desenvolvimento da Educação a Distância na Itália. Para esse pesquisador, a Itália já possui elementos para superar o paradigma da distância marcada pela 1ª, 2ª e 3ª Geração e já entra para o que chama E-learning, uma nova fase do desenvolvimento de aprendizagem com o advento da WEB 2.0 principalmente no que tange as ferramentas de construção colaborativas onde os sujeitos podem colaborar e cooperar, a chamada co-construção do conhecimento centrando na interação entre os sujeitos da formação. Essa constatação nos leva a pensar o “otimismo” pedagógico com a Educação a Distância em franco desenvolvimento no Brasil, principalmente a partir da criação da Universidade Aberta do Brasil e sua centralidade ainda no paradigma da distância.

Outro componente que poderá nos ajudar no desenvolvimento do projeto de tese é uma possível articulação com a investigação em desenvolvimento, fruto de uma parceria entre o CREMIT e a Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, intitulada, “Os usos dos meios, os consumos culturais e a formação de professores em mídia-educação”, coordenada pelo Prof. Pier Cesare Rivoltellla em Milão, e pela Profa. Dra. Monica Fantin na UFSC. Tal articulação  poderá contribuir para entender o papel da mídia educação na formação de professores em geral, e, em especial, da própria Educação Física que poderá ter sua particularidade analisada na relação desse professor com os de outras formações e na relação entre os professores italianos e brasileiros.

Objetivo Geral

Aprofundar os estudos sobre a formação de professores mediada por tecnologias de comunicação e informação, com especial atenção para as experiências com a Educação a Distância Italiana e suas potencialidades, analisando, suas possibilidades de contribuição para a especificidade da formação de professores no campo da Educação Física Brasileira nesta mesma modalidade.

Objetivos específicos

  1. Conhecer as experiências de Educação a Distância na formação de professores da Università Cattòlica Del Sacro Cuore;
  2. Identificar as principais ferramentas utilizadas no desenvolvimento da Educação a Distância da Università Cattòlica Del Sacro Cuore;
  3. Investigar os motivos da não existência de experiências na Itália com a Formação Universitária/inicial de Professores de Educação Física mediada por tecnologias, mais especificamente, na modalidade EaD;
  4. Identificar produções teóricas e boas experiências no campo da formação de professores mediada por tecnologias de comunicação e informação;
  5. Identificar na pesquisa “Os usos dos meios, os consumos culturais e a formação de professores em mídia-educação” desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina e pelo CREMIT- Centro di Ricerca Sull`Educazione ai Media, all`Informazione – da Università Cattolica Del Sacro Cuore-UCSC o perfil do professor de Educação Física italiano quanto ao uso dos meios e aos consumos culturais das TIC;

Cronograma

Descrição da Atividade
Nov
Dez
Jan
Fev
Primeiros contatos com o co-orientador; Familiarização com o Grupo de Pesquisa - CREMIT; Avaliar a necessidade reelaborar e/ou atualizar o plano de trabalho;




Participar das atividades do Grupo de Pesquisa CREMIT; Realizar visitas a Universidades Telemáticas (pelo menos uma) e ao Centro de Educação a distância Università Cattolica Del Sacro Cuore-UCSC e a Faculdades de Educação Física (pelo menos uma) com pequenas entrevistas com professores.




Conhecer o nível de desenvolvimento e os resultados preliminares da pesquisa “Os usos dos meios, os consumos culturais e a formação de professores em mídia-educação”, e se possível identificar, o nível de usos dos meios dos professores de Educação Física na Pesquisa Italiana a fim de relacionar com a especificidade de algumas experiências brasileiras.




Avaliar, em conjunto com o Co-orientador, o estágio e discutir possíveis parcerias.




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