segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Para degustar um bom café Italiano

O Brasil é famoso pelo cultivo do café e conhecido mundialmente pela qualidade dos seus grãos, no entanto, é a Itália que incorpora na sua cultura o preparo da bebida explorando o máximo do seu gosto e aroma proporcionando uma boa degustação com suas receitas e maquinários, como a famosa máquina expressa e a popular moka.

A Moka, também chamada de caffettiera ou de máquininha de café, as vezes abreviado como macchinetta é um dispositivo para fazer o café, criado por Alfonso Bialetti em 1933. O corpo é feito de alumínio e alças de plásticos. Existem diferentes tamanhos de ágata, que pode produzir o equivalente a uma xícara de café até dezoito. Se mantém com a mesma estrutura até hoje e é a máquina mais popular e usada nas casas italianas.

A maquina de café expresso, conhecidas em todo o mundo, também é uma invenção do Italiano Achille Gaggia pós segunda Guerra mundial e utilizada nas principais cafeterias do mundo.

Pedir um café na Itália, dentro das várias denominações, é uma tarefa difícil e as vezes e as vezes confusa com tanta denominação. Eu, por exemplo, ao pedir um café com um pouco de leite, o pingado brasileiro, acabei comprando um late caffé, que é um copo de leite com um pouco de café...depois disso aprendi algumas denominações e acabei sistematizando as mais utilizadas pela maioria das cafeterias italianas:
caffé ristretto: é um café curto com pouco café, as vezes algumas gotas apenas, preparado desta forma expressa extrai o máximo de aroma da bebida;
caffé ristretto
Caffé lungo: feito com café expresso tornando o fluxo de água mais do que o habitual. Um longo preto, embora menos denso, contém mais cafeína do que o normal, e ainda mais restrito do que isso, porque a mesma quantidade de café que é "explorado", em maior medida;
Caffé lungo


caffe Macheato: é o parecido com o pingado brasileiro, e pode ser com leite frio ou quente. caffé lungo: feito com café expresso tornando o fluxo de água mais do que o habitual. Um longo preto, embora menos denso, contém mais cafeína do que o normal, e ainda mais restrito do que isso, porque a mesma quantidade de café que é "explorado", com maior medida. caffé schiumato: é uma espécie de latte mocha, quando o leite é adicionado quente e espumoso; caffé corretto: é obtido pela adição de café com uma dose de conhaque ou licor ou outras bebidas alcoólicas, no Veneto é adicionada graspa; caffé marocchino: é preparado despejando primeiro no copo de vidro leite com espuma e depois o café; cappuccino: tradicionalmente, uma bebida com ⅓ expresso, ⅓ leite vaporizado e ⅓ de espuma de leite vaporizado, mas em alguns lugares do mundo se acrescenta um pouco de pó de chocolate e/ou canela.
Cappuccino

 latte: abreviação de caffè latte, ou café com leite, bebida baseada no espresso com uma quantidade igual de leite vaporizado, com pouca ou nenhuma espuma de leite vaporizado.
Caffè latte

caffé shakerato: se toma esse tipo de café principalmente quando faz muito calor e é preparado com cubos de gelo e com um agitador;
caffé shakerato






Nenhum comentário:

Postar um comentário