O atual instituto foi criado com o nomenclatura da Educação Física, assim denominado, Istituto Superiore di Educazione Fisica di Milano, sendo o primeiro da Lombardia e iniciando suas atividades em 1964. Já em 1999 muda para Sciencia Motorie e dello Sport e em 2000 cria o curso de especialista, similar ao mestrado no Brasil. Dessa forma todo o modelo de formação da Católica incorpora o tratado de Bologna onde a formação é dividida em:3 anos de graduação, 2 anos de mestrado, e 3 anos no doutorado.
Outro componente próprio da Educação Física Italiana é a sua criação junto a duas faculdades: em alguns casos com as faculdade de Medicina e em outros com as faculdades de Pedagogia. No caso específico do católica, a Educação Física, SCIENZE MOTORIE e dello SPORT está vinculada Facoltà di Scienze della Formazione. Segundo, Casolo o melhor dos cenários é ter uma faculdade na relação com as duas áreas, a médica e a pedagógica. Sua estrutura, segundo documentos oficiais está centrada em 4 áreas:
- didattico-educativa direcionada para o trabalho em todos os graus de ensino da escola;
- preventiva e educação motora adaptada: direcionada a sugeitos de diversas idade e sujeitos com deficiências.
- tecnico-sportivo, direcionada a formação das diversas disciplinas esportivas;
- manageriale, (não encontrei tradução para essa palavra, mas penso que é algo como gestor) direcionada para a organização e para a coordenação de atividades e de gestão esportiva.
A Educação Física na ítalia tem hoje 54 cursos sendo que um é totalmente a distância. Tem uma sociedade científica chamada Sismes- Società Italiana delle Scienze Motorie e Sportive. entidade recentemente criada, e desenvolve um evento por ano. A sua principal revista se chama Italian Journal of Sport Sciences editada sob a responsabilidade da Facoltà di Scienze Motorie da Universidade de Estudos de Aquila.
A partir dessa entrevista e de algumas leituras me parece que campo da Educação Física na Itália tem uma trajetória com certas similidades com o do Brasil. Um exemplo, é a disputa pela sua nomenclatura que no fundo são disputas por concepções e de desenvolvimento do próprio campo. Assim a Educação Física era chamada de Ginástica e era desenvolvida nas escolas, fábricas e em espaços públicos. Já no pós-guerra a ginástica, vinculada a idéia do Fascismo e seu projeto eugênico com a raça ariana, foi praticamente banida e em seu lugar surge então a nomenclatura Educação Física. Assim ficou conhecida até meados de 2000 quando recebe uma nova denominação de Ciência Motora com a intenção de galgar a um novo reconhecimento, agora como ciência.
No Brasil não temos muito conhecimento sobre a Educação Física Italiana, assim como percebi que eles aqui pouco conhecem da Educação Física brasileira, mas esse primeiro contato é um bom começo, pelo menos pra mim...
Boa noite!
ResponderExcluirGostaria de mais algumas informações e impressões que tivestes do curso de educação física na Itália... Como posso entrar em contato com você?
Desde já agradeço pela atenção.
Att.
Mariana Rosa
me add rosemarftomaz@hotmail.com
ResponderExcluirMeu nome é Fernanda, estou indo à cidade de Milão dia 12/11/17. Moro em Curitiba e sou professora de educação física em uma escola pública. Na minha passagem por Milão gostaria de conhecer Centro Sportivo R. Fenaroli da Università Cattolica Del Sacro Cuore di Milano ou algum centro de treinamento de futebol. Você sabe como posso realizar essas visitas?
ResponderExcluirObrigada
Boa noite.
ResponderExcluirEstou na Itália sou pós graduação em educação física.
E gostaria de reconhecer minha profissão aqui.
Você saberia onde devo ir para fazer?
Já tenho a declaração de valor emitida pelo consulado Italiano do Rio de Janeiro.
Boa tarde gostaria de mais informaçao sobre o curso
ResponderExcluir