terça-feira, 30 de novembro de 2010

A Última Ceia de Leonardo da Vinci

A última ceia ou a Santa Ceia em italiano Il cenacolo de Leonardo da Vinci,  è talvez a sua obra mais difundida em todo o mundo. Eu cresci vendo essa cena em toda igreja e casa de familia, claro catolica do sul do Brasil, mas em nenhum momento aprendi o seu significado e o seu valor artistico mas simplesmente como uma expressao da ultima ceia de cristo com os apóstolos e principalmente a figura de judas o traidor.

A ultima ceia
Estando em Milão onde hoje se encontra essa obra, e conservada no mesmo local onde foi pintada, não poderia deixar de visitá-la. Devido a sua importância e procura, para ve-la durante 15 minutos, é necessário fazer um agendamento pela internet ou pelo telefone. Esse pequeno detalhe acaba sendo uma das decepções de grande parte dos turistas que chegam em Milão e sem o agendamento não conseguem ve-la, por isso se tem esse objetivo faça uma prenotação no site http://www.vivaticket.it/evento.php?id_evento=298097&op=cenacoloVinciano
A última ceia está no museu Sacrestia Monumentale Del Bramante ao lado da Universidade Catolica Sacro Cuore de Milão onde estou estudando. Hoje resolvemos ir ate o local para fazermos o agendamento e para minha surpresa tinha uma vaga para entrar junto com um grupo pois alguns agendamentos tinham sidos cancelados, assim, pego de surpresa entrei, e mais surpreso ainda fiquei com a obra.
A Última Ceia foi pintada entre os anos de 1494 a1498 no refeitório do convento de Santa Maria delle Grazie. Como a pintura foi feita na própria parede do refeitório teve vários problemas de infiltração e com técnicas muito avançadas foi recuperada numa restauração entre os anos 1978 a 1999 e hoje é possível ser visto.

Além do local inadequado com infiltração, a obra sobreviveu a uma diversidade de acontecimentos, como por exemplo: no inicio do secolo XIX o exercito napoleão transformou o refeitório em alojamento; na segunda guerra mundial o convento foi bonbardeado e destruido restando a parede onde esta a obra de Leonardo; e uma destruição parcial, que pode ser vista na imagem acima, para a abertura de uma porta que ligava o refeitório com a cuzinha feita pelos próprios padres.

A visita custa 7,00 E e adquiri o guia eletronico por mais 3,5 E que tem 15 minutos de descricao sobre obra e seus aspectos históricos e as técnicas empregadas. Não é possível tirar fotos da obra original, mas na saída do museu tem uma réplica para os turistas, principalmente os japoneses matarem seu impedo de clicar...aproveitei e tirei essa
A última ceia




2 comentários:

  1. Li sobre sua visita, fiquei imaginando como é estar em frente a uma obra tão famosa, quando visitamos museus aqui, nos emocionamos, "DA VINCI" nossa!
    Dá pra perceber como a Arte faz sentido só quando somos apresentados a ela com qualidade, nem precisa esforço para apreciar, se torna natural...
    Adorei...
    Gosto da forma que você está construindo seu blog, com certeza essa viagem é uma experiência inesquecível, vale a pena investir.
    Abraço, Magda

    ResponderExcluir
  2. E em fevereiro já não tem mais vagas!!
    Que tal fazer link do seu blog no twitter e no facebook? :)

    ResponderExcluir