O Centro de Ricerca Sull'Educazione all Media, all 'informazione ed alla tecnologia-CREMIT desenvolve junto a Escola Fondazione Giovanni Paolo II um projeto piloto na Lombardia de Midia Educaçao através da intervençao do que Rivoltella chama de Midia Educator, profissional que desenvolve a educação sobre as midias, através das midias e para as midias, assim, durante o ano desenvolve em cada classe 45 horas aula, sendo, 30 horas de laboratorios e 15 horas onde os estudantes devem criar e apresentar um projeto.
Hoje eu fui convidado para fazer uma oficina sobre a Educacaçao Fisica Brasileira para uma classe de estudantes entre 12 e 13 anos de idade. A atividade que propus e o seu desenvolvimento descrevo abaixo.
O projeto com essa classe é sobre a comunicaçao esportiva e por esse motivo pensei em trabalhar com os estudantes o tema da Representação e atualidades da Educação Física Brasileira com o objetivo de apresentar a educação física brasileira, seus conteúdos e formas de desenvolvimento destacando aspectos específicos da sua manifestação como o futebol, à dança e a capoeira.
Como metodologia de trabalho a oficina foi desenvolvida de forma dialógica em 4 momentos: no primeiro tentei identificar o que conhecem e reconhecem da educação física brasileira usando como estímulo visual um mapa do brasil. Num segundo momento tentei ampliar esse conhecimento da relação entre os dois países através de um jogo onde eu apresentava uma características brasileiras e eles tentavam apresentar a mesma característica para a Itália. Na terceira etapa construi algumas sínteses, tanto do Brasil como da Educação Física Brasileira. Já na última etapa pensamos uma possibilidade de continuação do trabalho e surgiu a proposta de fazermos uma videoconferencia com uma turma de escola brasileira sobre o tema da Educação Fisica.
A oficina se desenvolveu mais ou menos da seguinte forma:
1 - Me apresentei aos estudantes e expliquei a proposta da oficina. Chamei um aluno para desenhar o mapa do Brasil de um lado do quadro e outro para desenhar o mapa da Itália no outro lado. Do lado do mapa do Brasil criamos um quadro. Comecei a fazer perguntas aos estudantes sobre o que conhecem e reconhecem do Brasil anotando todas as características apresentadas. A centralidade nesse momento era identificar as representações do Brasil onde apareceu elementos como futebol, capoeira, floresta, animais, etc. Também tentei identificar como que essas representações são construídas, isso é através do que constróem essas mediações e a preponderância desses meios identificando como desconfiava que é a televisão a central. Mas também apareceu a internet, viagens, a escola, os amigos, etc. conforme pode ser visto na lista abaixo.
Imagem do mapa do Brasil | Mediação | Imagem do mapa da itália |
|
|
Característica | Brasileira | Italiana |
População | 192.0000 | 59.900 |
Superfície | 8.547.403,5 km2 | 301.302 km² |
Continente | Americano | Europeu |
Expectativa de vida | 72 anos. | 80,7 |
Moeda | Real | Euro |
Capital | Brasília | Roma |
IDH | 0,699 | 0,854 |
Língua Oficial | Português | Italiano |
Região mais desenvolvida | Sul | Norte |
Principal problema | Desigualdade social | |
Taxa de analfabetismo | 9,7% | 1,5% |
Esporte preferido | Futebol | |
Grande ídolo esportivo | Pelé | |
Prática corporal com identidade bras. | Capoeira/samba | |
O que mais se pratica na EF Br | Esporte de quadra | |
Mídia mais popular | Tv | |
O que se vê | Telenovela, futebol |
3 – Como síntese tentei destacar que os dois países possuem diferenças significativas e algumas similaridades. A primeira questão que destaquei foi que no século passado o Brasil recebeu 1,5 milhões de Italianos e assim existe uma relação e uma cultura ítalo-brasiliana e, com outras origens como os povos indígenas, portugueses, alemães, poloneses, etc. constituem a diversidade da cultura brasileira. O Brasil é um país jovem, “descoberto” em 1500, mas vem crescendo em todos os campos e a Educação Física brasileira não é diferente, cresce também. No campo educacional é considerada uma disciplina obrigatória em todos os níveis de ensino e na escola trata do conhecimento produzido pelo homem sobre a cultura corporal de movimento, reconhecida socialmente e sistematizada em forma jogo, luta, dança, capoeira, ginástica, esporte. Para a finalidade dessa oficina, tentei esclarecer e desenvolver que o conhecimento da cultura corporal brasileira com forte identidade social é o jogo, manifestado principalmente pelo futebol, a dança, marcada pelo samba e a luta, marcada pela capoeira a qual pode ser considerada como agregadora das demais expressando o jogo, a dança e a luta.
4 – No final fiz algumas pergutnas sobre aspectos da oficina que gostaram e que pretendiam avançar. Me responderam chamou a atenção a dimensao do Brasil, pois sao sabiam que era tao grande e que preocupa e a desiqualdade social e as favelas. Gostam da capoeira e do futebol. Também pensamos no final de fazermos uma videoconferencia com uma turma no Brasil para que troquem informações sobre suas experiências com Educação Física tanto a italiana como a brasileira. Também ficou para se pensar uma oficina sobre a capoeira.
Uma bela experiencia e agora vamos tentar dar continuidade fazendo a videoconferencia com o Brasil.
Que experiência legal Guego! Tem que dar continuidade mesmo...
ResponderExcluirLegal Guego!!! Quem sabe não pensamos nessa videoconferencia. Aproveitando que o Municipio de Goiânia irá trabalhar em janeiro. Podemos pensarmos juntos com o NTE do municipio e aproveitar quem sabe a data da mostra pedagogica que acontecerá em janeiro. Abraços!!!
ResponderExcluir