sábado, 18 de dezembro de 2010

Milan X Roma no Sansiro

Podemos dizer que a Itália é uma das grandes responsável pelos espetáculos esportivos, e talvez a construção do coliseu em Roma seja a sua representação máxima. Hoje não são mais os gladiadores que se enfrentam na arena mas os jogadores de futebol. Temos algumas teses da sociologia do esporte, que defende a idéia que o esporte é a representação da guerra, só que sob controle, onde as pulsões do que temos de animal podem ser liberadas.
Estádio San Siro - Milão - Itália
Hoje a Itália mantém a tradição dos grandes espetáculos esportivos e eu não poderia deixar de ver um jogo no San Siro. O futebol é um fenômeno mundial que arrasta milhões de espectadores seja assistindo diretamente no estádio ou via mediação das tecnologias da tv, do rádio, da internet, do jornal, etc. E falando em tecnologias, essa semana assisti um curta do Benini onde em frente do afresco do Giudizio Universale, de Michelangelo Buonarroti (1475/ 1564) faz um diálogo entre um jogador de futebol e de um faraó...é belissimo...io sono il terzino della Santidória...io sono il Faraoni...e io sono il terzino uomo della squadra ...de qual squadra tu sei...io sono Il Faraoni.... expressa um pouco a importância do futebol na atualidade num diálogo de tempos e valorações distintas.

O espetáculo que assisti hoje foi um jogo de futebol pelo campeonato Italiano entre Milan e Roma. O jogo faz  parte da 17 rodada do Campeonato Italiano 2010/2011 onde o Milan ocupa a primeira posição com 36 pontos e o Roma é o sexto com 26 pontos. No Milan atualmente jogam os brasileiros Ronaldinho, Robinho, Thiago Silva, Pato. No Roma jogam Cicinho, Juan, Fabio Simplicio, Doni e Julio Batista. Na partida atuaram pelo Milão somente o Robinho e faltando 5 minutos entrou Ronaldinho e no Roma atuaram Adriano, Juan e Doni e Fabio Simplicio.

Para assistir esse jogo fui junto com outros 5 amigos, 3 Italianos e 2 brasileiro. A aquisição dos bilhetes foi feita 15 dias antes e para compra-los foi necessário xerox da identidade e do cfp, no meu caso, do código fiscal, equivalente ao nosso cpf, e do passaporte e para entrar no jogo tive que apresentar esses dois documento. A espectativa de todos era grande e depois da compra dos bilhetes trocamos mensagens cotidianas onde se agendava o espetáculo e se criavam as expectativas. No grupo todos torciam pelo Milan, fora eu que era turista e que estava muito mais para ver o espetáculo do que para torcer por uma equipe.

Estava torcendo para ter um bom jogo mas não foi isso que aconteceu. O jogo em si foi muito ruim, parecia que os jogadores estavam cumprindo tabela não vendo a hora de tirar o recesso de natal. O resultado 1 X 0 pro Roma não expressou o que foi a partica. O Milão teve mais posse de bola, jogou melhor mas não conseguia armar as jogadas. Com Pirlo jogando nos primeiros 10 minutos parecia que logo o Milão faria o gol, mas se machucou aos 10 minutos e foi substituido pelo Seedorf que teve uma péssima atuação não conseguindo armar jogadas e errando muitos passes. Dessa forma o Milan não conseguia fazer a passagem da defesa para o ataque, sem falar que o Robinho e Ebrahimovic não se acertavam em campo. Faltando 5 minutos  Boateng se machucou e entrou Ronaldinho, mas no final do jogo pegou somente 2 vezes na bola e nada aconteceu.


Para os meus amigos torcedores do Milão parece que não foi um bom dia, pois o Milão perdeu para o Roma e o principal rival, a Internacional de Milão, ganhou o campeonato mundial interclubes.


Torcida do Milão
Pra mim sem dúvida foi um grande espetáculo. O Estádio San Siro é maravilhoso pois é possível ver o jogo muito próximo do campo pois não tem a pista de atletismo e nem o foso, tradicional em quase todos os estádios brasileiros, e que deixa a torcida distante. Outro detalhe interessante é que o San Siro é o estádio de duas grandes equipes de Milão, o Milão e o Internacional de Milão, dessa forma mantém a estrutura com uma gestão altamente profissional para garantir o espetáculo e também garantir maior comodidade aos torcedores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário