domingo, 27 de fevereiro de 2011

JOGO GIOCO

Webconferência sobre o esporte e jogo entre estudantes brasileiros e italianos



No dia 22/02/2011 Terça-feira as 08h30min no Brasil e 12h30min na Itália demos continuidade a oficina sobre as práticas corporais brasileiras através de uma webconferência que denominamos Jogo Gioco. O objetivo principal dessa atividade foi o conhecimento sobre as experiências dos estudantes brasileiros e italianos sobre suas práticas corporais.

A atividade foi desenvolvida entre duas turmas: Estudantes do 9º ano B do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Goiás, município de Goiânia no Brasil e a Turma 3 B da Escola Fondazione Giovanni Paolo II localizada na Comuni de Melegnano, província da Lombardia na Itália.

Com antecedência, enviamos para as duas turmas de estudantes seis questões para que respondessem e ao mesmo tempo pudessem prepara uma pequena apresentação durante a webconferência. As questões foram: Quem somos? De onde somos? O que jogamos? Que esporte praticamos? Onde jogamos esporte? Como e a nossa educação física? O que gostaríamos de conhecer dos estudantes da Itália/Brasil?



turma de estudantes italianos em webconferência com turma brasileira


O trabalho foi desenvolvido em 5 momentos:

1. Os estudantes, um a um, se apresentaram, primeiro com a turma de Melegnano e depois do CePAE;

2. Fizemos uma saudação a todos os envolvidos, principalmente apresentando os professores, os tradutores e suporte técnico;

3. Um estudante escolhido pela turma, do Brasil e outro da Itália, apresentaram a resposta das seis questões, primeiro da turma de Melegnano e depois do CEPAE;

4. Abriu-se para questões, e um estudante da Itália fazia uma pergunta, um estudante Brasileiro respondia e assim foi sucessivamente;

5. Fizemos uma saudação final a todos e convidamos os estudantes para dar continuidade a webconferência numa comunidade virtual criada para esse fim onde os estudantes Italianos irão se comunicar em Italiano e os Brasileiros em Português.

Professora Letizia explicando a dinâmica da webconferência

Os estudantes envolvidos eram da mesma faixa etária e do mesmo ano escolar, no entanto, enquanto que a turma brasileira iniciava o ano letivo os estudantes italianos finalizam o seu. Os estudantes italianos estão no terceiro ano do fundamental, que corresponde ao oitavo ano no brasil, e, os estudantes brasileiros estavão iniciando o ano letivo do nono ano escolar.

O que observamos foi um grande envolvimento das duas turmas e da própria escola, na Itália uma segunda turma sabendo da novidade foi assistir a atividade e no Brasil outras duas turmas assistiram a webconferencia.

Quanto as experiências com o que o estudantes jogam não apareceu significativa diferença, o que observamos foi que os jogos eletrônicos é comuns e parte das experiências principalmente os que representam práticas corporais como futebol e luta.

Outro aspecto que chama a atenção foi na organização das perguntas e das respostas, onde observa-se que os estudantes italianos são mais sintéticos na construção das frases e das próprias respostas enquanto os estudantes brasileiros constroem argumentos mais soltos e amplos.
Estudantes italianos escutando as perguntas dos estudantes brasileiros

A partir da apresentação das duas turmas percebe-se que a Educação Física na Itália tem uma centralidade nos aspectos biológicos e nos aspectos técnicos do esporte enquanto que a partir das respostas dos estudantes brasileiros sobre sua educação física identificamos que essa apresenta uma relação mais próxima com as ciências humanas e sociais. Podemos exemplificar essa questão quando na organização da apresentação dos estudantes brasileiros representaram que a sua educação física é ampla e contempla aspectos filosóficos, políticos e ético. Nesse ponto um estudante italiano quis saber como é essa educação física política. A resposta do estudante brasileiro foi ampla mas falando sobre as relações sociais do esporte.

Percebeu-se nas respostas dos estudantes brasileiros que os locais onde jogam e praticam esporte é mais ampla com uma maior representação na vida desses estudantes e que motivou questões dos estudantes italianos, pois segundos esses, são tantas tarefas escolares que sobra pouco tempo pra fazer outras coisas. Nas respostas dos estudantes brasileiros percebeu-se que esses possuem espaços mais amplos e valorizam mais os momentos de sociabilidade.

Essa experiência, simples mas significativa, trouxe curiosidades e ampliou possibilidades de conhecimentos e de troca de idéias e informações entre os estudantes brasileiros e italianos e o mais importante pra nós foi possibilitar essa experiência com as tecnologias de comunicação e informação as quais começam a diminuir nossas distâncias nos aproximando mais uns dos outros.

A diretora da Escola de Melegnano ao final da webconferência saudou os estudantes brasileiros e os envolvidos na atividade e sugeriu dar continuidade a essa atividade com visitas mutuas de estudantes brasileiros a Itália e estudantes Italianos ao Brasil, proposta que será analisada por ambas as escolas em possibilidade de convênios e parcerias.

Por fim, queremos agradecemos a todos os envolvidos na realização dessa atividade. Primeiro aos Professores das turmas: Alcir Horácio da Silva no Brasil e LetiziaGalli na Itália, ao Suporte Técnico do Alan, os tradutores: Francesca Museti na Itália, Lariza Zaninine Brasil ao apoio de Alexandre Rosado - Itália além do apoio institucional das duas escolas envolvidas do Centro de Aprendizagem em Rede da UFG e da Coordenação do Curso de Educação Física na modalidade a distância da Faculdade de Educação Física e ao CREMIT-Itália.

Um comentário:

  1. A web conferência realizada entre estudantes italianos e brasileiros foi uma experiência muito positiva na minha carreira, por que me trouxe grandes desafios. O primeiro foi programar a atividade para o 1° dia de aula no ínício do ano letivo. Segundo, por reunir um grupo muito grande de alunos e motivá-los para a web conferência,sem saber qual seria seu resultado final e o terceiro simplesmente por realizar uma atividade conjunta nesta situação, sem nunca tê-la realizado antes.
    A experiência, tanto pra mim quanto para os alunos foi extraordinária! E expus meu ponto de vista sobre a atividade, elogiando a bela postura dos nossos estudantes em relação à aquilo que foi previsto realizar.
    A web conferência teve uma grande repercussão na escola, pois os estudantes comentaram sobre a atividade nos diversos momentos da escola. A diretora e coordenadora pedagógica do colégio participaram do início da atividade e também elogiaram a iniciativa. Por fim, gostaríamos de agradecer ao prof° Ari Lazzarotti pela experiência e nos disponibilizar para outras atividades que envolvam estudantes brasileiros e italianos.

    ResponderExcluir